fbq('track', 'AddToCart');

Especialista em Dermatologia Veterinária

 

 

Letícia Talita Baretta

 

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Médica Veterinária Residente em Clínica Médica de Pequenos Animais Hospital Veterinário ULBRA (2014).

Médica Veterinária Residente em Clínica Médica de Pequenos Animais no Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS (2015-2016).

Mestre em Ciências Veterinárias PPGCV-UFRGS e atua na área de Dermatologia Veterinária.

 

 

 

Informações, dicas e curiosidades:

 

Muitos são os sintomas relacionados às doenças dermatológicas e o acompanhamento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto. Dentre os principais sintomas, podemos citar os quadros de coceira generalizada, alergias, piodermites e infecções de pele, feridas de pele, descamação e seborreia, caspas, queda de pelo generalizada, queda de pelos em tufos, alopecia, vermelhidão da pele e dos ouvidos, dor de ouvido, infecção de ouvido, tumores de pele, nódulos de pele, bolhas na pele, micoses, infecções por parasitas como pulgas, carrapatos, piolhos…

Os cães e gatos podem apresentar uma série de sinais clínicos relacionados ao sistema dermatológico dependendo da raça e idade. Algumas raças têm mais predisposição para doenças congênitas e genéticas e predisposição maior para alergias dentre elas: West White Highland Terrier, Cocker Spaniel, Pug, Schnauzer, Spitz Alemão e Dachshund.

As doenças dermatológicas mais comuns envolvem: alergias alimentares, alergias a picadas de pulga, alergia de contato, pênfigos, lúpus, farmacodermias, doenças hormonais que levam a alterações de pelo e pele (hipotireoidismo, alopecia X, alopecias hormonais reprodutivas), atopia, sarna demodécica ou sarna negra, escabiose, micoses, fungos, alergia a picada de insetos, tumores de pele, carcinoma solar , ulcera eosinofilia, otite externa, otite interna, otite bacteriana, otite fúngica, otite alérgica, otite ceruminosa, estenose de ouvido, dermatite interdigital, dermatite de dobra, dermatite perianal, fistula perianal, flegmao. entre outras.
Em animais jovens, a incidência maior é de alergias causadas por picadas (pulgas, carrapatos, piolhos e pernilongos)  e de doenças causadas por infecções de pele (bactérias, fungos, sarnas etc). Já em animais adultos o que encontramos são as doenças do imunomediadas como pênfigos, lúpus além das alergias adquiridas como aotpia (tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas ), alergia alimentar, dermatopatias hormonais, nódulos cutâneos, carcinomas de pele, melanomas entre outros.
Nos animais idosos observamos a progressão das doenças crônicas e perda da qualidade da pelagem e da pele. Nessa fase o acompanhamento regular do paciente torna-se essencial para manter a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

A consulta com o especialista em dermatologia é necessária para primeira avaliação, diagnóstico e realização de exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação da pele e da pelagem, o especialista já direciona o paciente para os exames mais indicados, entre eles: raspados de pele, citologia de pele, cultura de pele e pelo para bactérias e para fungos, biopsias de pele, testes alérgicos, testes de restrição alimentar, exames de sangue para dosagens hormonais, avaliação dos ouvidos com o otoscopia ou videotoscopia e exame de Lâmpada de Wood.

O tratamento depende do diagnóstico, que pode ser: controle de parasitas como pulgas e carrapatos; tratamentos para sarnas; antibiótico para piodermites; antifúngicos; antialérgicos; remoção de nódulos por cirurgia; reposição hormonal; restrição alimentar;  mudanças na dieta, e na maioria das vezes. o animal precisará de acompanhamento constante.

 

 

Para maiores informações procure um Clínico Veterinário de confiança que, caso necessário, encaminhará o paciente para um Médico Veterinário Dermatologista.

Serviço de táxi dog

Telefone:

(51) 3023-6787

Whatsapp:

(51) 99364-0778

Endereço:

Avenida Guaporé, 256, Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS - 90470-230

Email:

puppyshow@puppyshow.com.br

Dermatologia Veterinária, Dermatologista veterinário, dermatologia para cães e gatos em Porto Alegre. 

 

Dermatologista Veterinário Porto Alegre. Especialista em dermatologia de pequenos animais. Especialista em pele de pequenos animais.

 

 

 

 

Sobre a loja

A Pet shop e Clínica Veterinária Puppyshow é uma empresa familiar fundada em 2005 na cidade de Porto Alegre. Conta com um Centro Clínico que oferece atendimento Cirúrgico e Ambulatorial nas mais diversas especialidades veterinárias. O Banho e tosa é realizado em ambiente amplo e climatizado. A loja possui grande variedade de acessórios, rações e medicamentos veterinários. Na creche para cães os pets podem correr e brincar em um lugar projetado para isso. Tel: 51 3023 6787

Selos

Petshop e Clínica Veterinária Puppyshow Ltda. - CNPJ: 05.941.264/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2019