Endoscopia Veterinária

v

ou

Clique Aqui! E acesse o formulário de solicitação de orçamento.

 

Dra. Gabriela Marques Sessegolo

Formou-se em 2008 em Medicina Veterinária pela UFRGS. Fez residência em clínica e cirurgia de pequenos animais concluída em 2011, mestrado em Ciências Veterinárias com ênfase em Vídeocirurgia e Endoscopia de pequenos animais concluído em 2013 e doutorado em Ciências Veterinárias com ênfase em Vídeocirurgia e Endoscopia de pequenos animais, concluído em 2018, também pela UFRGS. É certificada como gastroenterologista pela ANCLIVEPA, de São Paulo, desde 2019.

 

 

 


 

Na medicina veterinária, a endoscopia digestiva alta e colonoscopia são considerados uns dos melhores métodos para avaliação do trato gastrointestinal. Já é considerado um procedimento bem estabelecido em que é possível examinar diretamente órgãos como esôfago, estômago e intestino delgado e intestino grosso.

A endoscopia é uma alternativa às cirurgias exploratórias convencionais, com a finalidade de avaliação direta dos tecidos, coleta de biópsias para análise histopatológica, retirada de corpos estranhos e colocação de sondas de alimentação.

 

Informações, dicas e curiosidades:

 

Corpos Estranhos


   Cães e gatos são animais extremamente curiosos e faz parte de sua rotina mastigar objetos diferentes com o objetivo de investigar o ambiente ao seu redor ou simplesmente por pura diversão.

   Muitas vezes eles podem acidentalmente engolir objetos pontiagudos ou de tamanho exageradamente grande, ficando presos nas regiões de estreitamento do tubo digestivo, principalmente em esôfago e antro-piloro.

   Em muitos casos, a endoscopia digestiva possibilita a remoção do corpo estranho sem a necessidade de procedimento cirúrgico invasivo. Assim, o paciente tem pronta recuperação e pode ser liberado para casa no mesmo dia.

 

 

Remoção de Corpos Estranhos no Sistema Digestivo

   Geralmente pequenos objetos passam pelo sistema digestivo e são eliminados juntamente com as fezes dentro de alguns dias. Entretanto, se o objeto for demasiado grande ou se apresentar áreas pontiagudas, pode ficar retido ao longo do trato gastrointestinal ou promover perfurações do mesmo.

   Os sinais clínicos incluem disfagia (dificuldade de engolir), sialorréia (salivação excessiva); vômitos persistentes, desconforto e acúmulo de gases. O diagnóstico é realizado através do exame clínico e exames de imagem complementares, como ultrassonografia e exames radiológicos com ou sem contraste.

   Nos casos em que o corpo estranho encontra-se localizado na parte inicial do sistema digestivo (esôfago e estômago), é indicada a remoção do mesmo através da endoscopia, o que proporciona rápida resolução do caso, visto que na grande maioria das vezes o paciente não necessita de internação e a recuperação após o procedimento é bastante rápida.

   Nos casos em que o corpo estranho apresenta-se no intestino ou oferece risco de laceração do tubo digestivo quando de sua retirada, é indicada a remoção cirúrgica, internação e jejum prolongado após o procedimento cirúrgico.

 

 



Preparação do paciente

   A preparação do paciente será diferente conforme o tipo de procedimento a ser realizado, sendo um passo de fundamental importância para o sucesso do diagnóstico e da coleta de material para biópsia quando necessário.

   No caso de endoscopia digestiva alta (para visualização de cavidade oral, esôfago, estômago e parte inicial de intestino delgado), o paciente deve obedecer ao jejum sólido de 12 horas e líquido de 4 horas.

   Para colonoscopia, o paciente deve receber alimentação com líquidos claros 48 horas antes do procedimento, obedecer a jejum sólido de 24 horas e receber laxantes 24 e 12 horas antes do procedimento, conforme prescrição.

      Pacientes que forem encaminhados para remoção de corpos estranhos não precisam ser submetidos a jejum prévio, pois são casos para resolução emergencial.

   Deve-se ter em mente que esses períodos poderão ser alterados conforme a situação clínica de cada paciente, espécie e até mesmo idade do mesmo.

 

Para maiores informações procure um Clínico Veterinário de confiança que, caso necessário, encaminhará o paciente para o Exame de Endoscopia Veterinária.

 

Agende sua consulta:

Telefone:

(51) 3023-6787

Whatsapp:

(51) 3023-6787

Endereço:

Avenida Guaporé, 256, Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS - 90470-230

Email:

puppyshow@puppyshow.com.br

 

 

Endoscopia Veterinária em Porto Alegre, endoscopia para cães e gatos em porto alegre, 

endoscopia para remoção de corpos estranhos em cães e gatos

Sobre a loja

A Puppyshow é uma clínica veterinária e pet shop familiar, fundada em 2005 em Porto Alegre. Com um Centro Clínico que oferece atendimento cirúrgico e ambulatorial em diversas especialidades veterinárias, a loja também disponibiliza um espaço amplo e climatizado para Banho e Tosa. Além disso, há uma grande variedade de acessórios, rações e medicamentos veterinários à disposição dos clientes. Para os pets, a creche oferece um ambiente projetado para que possam correr e brincar. Whatsapp: 5130236787

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Petshop e Clínica Veterinária Puppyshow Ltda. - CNPJ: 05.941.264/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade