fbq('track', 'AddToCart');

Especialista em Nutrição Clínica Veterinária

 

 

 

Dra. Manuela Fischer

PhD em Nutrição Animal

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), fez mestrado e doutorado em Zootecnia na área de Nutrição de Monogástricos pela mesma Universidade. Desenvolveu e acompanhou diversas pesquisas com aves, suínos, cães e gatos. Implementou o Setor de Nutrição Clínica do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS em março de 2010 onde ficou como coordenadora até 2015. Durante o doutorado, realizou um período sanduíche na University of California (UCDavis). Atualmente é coordenadora e professora do curso de pós-graduação em nutrição de cães e gatos do Qualittas, responsável técnica e consultora de empresas com atuação em nutrição animal e presta atendimento na Clínica de Especialidades Veterinárias Puppyshow.

 

 

Informações, dicas e curiosidades:

 

    Muitos são os sintomas relacionados às deficiências nutricionais, como a intolerância alimentar, o ganho de peso ou mesmo doenças e/ou alergias que requerem alimentação específica e orientação de um Médico Veterinário nutricionista. Os sintomas mais comuns são:

 

Coceiras

Alergias

Vômitos

Diarreia

Má digestão

Cólicas

Ganho de peso

Obesidade

Perda de peso

Magreza excessiva

Caquexia

Alterações de pele e pelagem

Seborreia

Pele seca

Pele oleosa

Aparecimento de verrugas

Tosse e espirros

Ausência de cio nas fêmeas não castradas

Cios irregulares

Alteração na coloração da urina

Urinar muito (mais que o habitual)

Comer mais do que comia antes ou não querer comer

Dificuldade de mastigação

Doenças mais comuns

    Hoje em dia um dos maiores problemas que requerem intervenção do nutricionista é a obesidade e suas complicações, animais castrados que vivem em apartamentos, ou em locais pequenos, são os principais candidatos à obesidade e suas complicações, quer seja dificuldade de locomoção, dificuldade respiratórios e alterações metabólicas. Esses pets precisam de uma dieta hipocalórica e controle rigoroso do volume ingerido de comida. Também temos o animal diabético que requer uma alimentação especial regime de oferta de alimentos. Os animais alérgicos, muitas vezes, precisam de uma dieta de restrição e uso de proteínas especifica, já os animais com problemas renais têm que receber uma dieta balanceada e quantidades determinadas de sódio e proteína. Os cardiopatas e hipertensos, podem ter restrição de sódio. Pets com intolerância alimentar e doenças inflamatórias intestinais, são os pacientes que mais sofrem com a alimentação e precisam de alimentos especiais. Outros animais com linfangiectasia, hiperlipidemias, aumento de colesterol, presença de cálculos em rins, cálculos em bexiga, animais com câncer, animais senis, animais com insuficiência pancreática exócrina também requerem alimentação específica e controlada.

Hoje em dia, muitos tutores oferecem dieta mais natural (livre de antibióticos, alimentos transgênicos, conservantes, corantes, etc.), nesse casos, a orientação nutricional veterinária é de extrema importância para dietas balanceadas e equilíbrio da saúde do pet.

 

Exames

A consulta com o especialista em nutrição é fundamental para orientação da dieta mais adequada, controle de peso do animal, identificação do diagnóstico (qual é a doença e qual a melhor dieta). Exames de sangue, dosagens hormonais, ultrassom, tomografias, exame de fezes são exames auxiliares do nutricionista.

 

Tratamentos

A orientação nutricional como tratamento é cada vez mais aplicada no controle e manejo das mais diferentes doenças, na manutenção da qualidade de vida do animal e no controle de peso. Hoje existem inúmeras dietas prontas na forma de: rações úmidas (em lata ou sachê), rações secas, dietas hipoalergênicas , dietas para doentes renais, dietas para cardiopatas, dietas para doenças periodontais, dietas para diabéticos, dietas para emagrecer, dietas para controle de cálculos na bexiga ou nos rins, (pedras em bexiga ou nos rins), dieta para doenças urinárias dos felinos, dieta para doenças neurológicas e convulsões e também dietas para animais que requerem uma fonte alimentar mais calórica. Dietas caseiras, balanceadas e prescritas por um especialista em nutrição, são uma boa opção e podem ser preparadas em casa -para quem tem tempo e disposição para cozinhar – ou podem ser compradas prontas e congeladas.

 

 

  Para maiores informações procure um Clínico Veterinário de confiança que, caso necessário, encaminhará o paciente para um Médico Veterinário Nutricionista.

 

Agende sua consulta:

Telefone:

(51) 3023-6787

Whatsapp:

(51) 99364-0778

Endereço:

Avenida Guaporé, 256, Bairro Petrópolis, Porto Alegre, RS - 90470-230

Email:

puppyshow@puppyshow.com.br

 

Nutricionista veterinária em Porto Alegre e grande Porto Alegre. Nutricionista para cachorro em Porto Alegre. Nutricionista para gatos em Porto Alegre. Cirurgia. Nutricionista Veterinário em Porto Alegre. Nutricionista veterinária no Rio Grande do Sul.

Sobre a loja

A Pet shop e Clínica Veterinária Puppyshow é uma empresa familiar fundada em 2005 na cidade de Porto Alegre. Conta com um Centro Clínico que oferece atendimento Cirúrgico e Ambulatorial nas mais diversas especialidades veterinárias. O Banho e tosa é realizado em ambiente amplo e climatizado. A loja possui grande variedade de acessórios, rações e medicamentos veterinários. Na creche para cães os pets podem correr e brincar em um lugar projetado para isso. Tel: 51 3023 6787

Selos

Petshop e Clínica Veterinária Puppyshow Ltda. - CNPJ: 05.941.264/0001-63 © Todos os direitos reservados. 2019